Os diferentes tipos de cerimônia de casamento

Por  |  0 Comentários


O grande dia está se aproximando e vocês planejaram tudo nos mínimos detalhes para que seja perfeito. E qual é o momento mais importante de um casamento? O momento da cerimônia, não e mesmo?  Mas como será a sua? Igual a de todo mundo, ou com um toque especial criado para vocês, já pararam para pensar nisso?

A cerimônia é sim o momento mais importante do casamento. Sabe por quê? Simplesmente porque ela significa um rito de passagem, onde vocês oficialmente formam a sua família, iniciando uma nova trajetória juntos. Saem do status solteiros para o de casados.

É um momento especial em que vocês se colocam perante todos os convidados e trocam votos, se comprometem e afirmam seu amor e desejos para sempre. É pura emoção e felicidade, é a realização de um grande sonho e por isso deve ser planejado cuidadosamente.

Muitas pessoas ainda não conhecem bem a figura do Celebrante de Casamentos, que vêm se destacando e crescendo nos últimos anos, se adequando às necessidades dos noivos no sentido de personalizar e tornar o momento de sua cerimônia único e inesquecível.

A partir deste diferencial, de ter um Celebrante para realizar a sua cerimônia do jeitinho que você sonhou, contando sua história e trazendo para esse momento tão importante, um significado ímpar através de rituais que simbolizem essa grande mudança em suas vidas, vamos falar aqui sobre esses diversos rituais e seus significados para que vocês possam escolher ter ou não um deles em sua cerimônia de casamento.

Comecemos pelo Ritual da Chama do Amor, também conhecido como ritual da Luz ou das Velas. Ele é feito no início da cerimônia e envolve as famílias. Chamamos os pais dos noivos para que entreguem a eles a chama do amor de suas famílias e que juntos, unidos em uma só chama, mais forte e vibrante, acendam a luz da nova família que nasce a partir daquele momento. Na sequência, toda a cerimônia é realizada com a vela maior acesa, simbolizando o amor forte e vibrante que os uniu.

O Ritual da Semeadura, também conhecido como ritual da prosperidade ou plantio é lindo e envolve o plantio de uma pequena árvore, em um vaso, onde os noivos colocarão um pouco de terra e regarão com água fresca aquela árvore que simboliza sua nova vida. É essa a mensagem, adubar e regar diariamente o amor e a união que firmaram naquele momento.

O Ritual da Caixa de Vinho, ou também conhecido como “cápsula do tempo”, traz a proposta de colocarmos dentro de uma caixa uma garrafa do vinho predileto do casal, juntamente com os livrinhos dos votos, uma cópia da cerimônia especialmente escrita para eles. Ao final da cerimônia esta caixa será lacrada com um cadeado e as chaves guardadas para que ao completarem um ano de casados, Bodas de Papel, eles bebam juntos aquele vinho, façam uma retrospectiva do seu primeiro ano de casados, lendo novamente seus votos e renovando por mais um ano, colocando outra garrafa na caixa e reiniciando o ciclo.

O Ritual das Areias é o mais conhecido e muito usado especialmente em alguns locais do Brasil, como no interior de SP. Ele pode envolver somente os noivos, como também os pais e os padrinhos. Neste ritual um grande pote de vidro transparente é preenchido com areias coloridas, por todos que participarem. Essas areias são misturadas de tal forma que nunca mais poderão ser separadas e estarão unidas eternamente. Este vaso será guardado na casa do casal, em local de destaque, para que a beleza daquela união seja sempre lembrada ao olharem para ele.

O Ritual dos Quatro Elementos tem destaque para os noivos que acreditam na energia da natureza e sua força. Casais que muitas vezes não professam uma religião específica, mas gostariam de um toque mais místico e intenso. Nele são dispostos sobre a mesa de celebração uma jarra de água, dois copos, incensos, uma vela, sementes e especiarias. Ao darmos início à cerimônia, os noivos acenderão juntos os incensos e a vela, na sequência faremos a explanação daqueles elementos ali expostos com a nova vida que se inicia para o casal, e ao final, eles beberão aquela água energizada e guardarão todos os itens expostos como lembranças de sua união.

Esses são os rituais mais utilizados pelos meus noivos, mas sempre podemos criar rituais diferenciados, já que não há uma regra a ser seguida nem tão pouco restrições. Muitos noivos seguem uma religião, mas optam por realizar sua cerimônia fora do seu templo ou igreja, entretanto pedem que seja feita uma oração, ou colocada uma imagem de sua devoção sobre a mesa da celebração, e isso é feito de maneira a atender sua vontade e realizar seu sonho.

Costumo dizer que o casamento é seu. Vocês ditam as regras e seus desejos podem e devem ser realizados. Cabe a nós celebrantes, no tocante aos rituais da cerimônia orientá-los a cerca das possibilidades, imprevistos e criar algo que seja de acordo com suas convicções e expectativas.

Muitas vezes os novos me perguntam: “e se nós não quisermos nenhum ritual em nossa cerimônia?”. É muito simples, é só não fazermos. Mais uma vez, a escolha sempre é de vocês.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Ela é apaixonada por casamentos. Adora compartilhar as histórias de amor que conta e encanta. Sua formação em direito e os muitos anos de exercício do magistério superior consolidaram sua forma de se expressar, e como ela costuma dizer, seu maior legado é a Palavra. Escrever e falar sobre o amor é sua vocação, com muita emoção, sempre!