A importância e história dos Votos de Casamento

Por  |  0 Comentários


Um dos momentos mais emocionantes de uma celebração de casamento é a hora da leitura dos votos, pelos noivos. Na verdade, cabe aqui falarmos de onde surgiu essa tradição e como se deu sua evolução ao longo dos anos até chegarmos ao formato de hoje.

Foto Sebastian Germino

Os votos surgiram em torno de 1542, na Inglaterra. Ocasião em que a igreja oferecia aos noivos opções de votos, escritos por ela e repetidos por eles, destacando a fidelidade, honra e respeito, a importância da união na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, com o objetivo de mostrar a eles que a vida a dois seria permeada de momentos altos e baixos e que eles deveriam ter consciência de que estavam selando um compromisso de amor e companheirismo a partir daquele momento.

A sociedade vem atravessando muitas mudanças. Novas famílias estão se formando, novos rituais de casamento sendo criados, novas formas de celebrar e festejar as uniões, mas o que não muda e não mudará em tempo algum é a essência da união de duas pessoas que se amam. O que elas querem? Querem ser felizes, querem encontrar a melhor companhia para viverem suas vidas com um sentido especial, tendo com quem dividir suas alegrias, angústias, conquistas e preocupações.


Leia mais

Primeira edição do Wedding Plus rendeu elogios

bg-divisoria

+ Tendências para vestido de noiva que você vai desejar em 2020

bg-divisoria

+ Chopeira da Brahma Express em casamentos


E onde entram os votos neste contexto?

Os votos são seu compromisso, eles traduzem sua história, seus sentimentos, seus desejos de amor e felicidades para o futuro.

Ao ler, falar, recitar ou cantar seus votos, os noivos demostram todo o seu sentimento para com o outro.

Muitos noivos têm dúvidas de como escrever esses votos.

Vou listar aqui as perguntas mais comuns que meus noivos me fazem ao longo de nossa convivência, e em especial, quando vai se aproximando o grande dia e eu começo a cobrar deles os votos:

  • O que eu tenho que escrever?

  • Quantas páginas?

  • Quanto tempo posso falar?

  • E se eu não conseguir falar com todos me olhando?

  • Posso improvisar?

  • Sou bom/boa de oratória, não se preocupe…

  • É mesmo necessário fazer os votos?

  • Estou sem inspiração, ele/ela já sabe dos meus sentimentos, não preciso declarar isso publicamente.

Foto Anderson Marcello

Foto Anderson Marcello

Essas são questões levantadas costumeiramente, e que geram ansiedade e inseguranças desnecessárias.

Seguem aqui algumas dicas que vão ajudar você noivo e você noiva a resolver essa questão.

Então vamos lá!

  1. Faça uma pastinha no seu bloco de notas do celular, do Ipad ou se você for apegado (a) ao papel, tenha um caderninho para anotar as coisas que for lembrando e que gostaria de incluir nos seus votos. Assim, quando você parar para escrevê-los, já terá ali várias ideias que vão te ajudar e muito.

  2. Você canta bem? Pense na possibilidade de oferecer como votos uma música cantada por você que significa muito para ele (a).

  3. Gosta de poesia e quer escrever seus votos neste formato? Lindo demais!

  4. Prefere usar um poema ou poesia de algum outro autor para expressar seus sentimentos? Porque não?

  5. O principal conteúdo é o seu sentimento. É sobre isso, sobre seus desejos de futuro, sobre sua história de vida e suas convicções.

  6. Não existe um modelo no youTube ou no Google que represente melhor os seus sentimentos. Portanto essa construção é sua, totalmente livre de padrões e formalidades. Deixe seu sentimento falar mais alto.

  7. Normalmente o conteúdo escrito de uma folha tamanho A4 está de bom tamaho. Pode não parecer, mas é bastante coisa.

  8. Quanto ao tempo para falar, fique atento (a) para o tempo da cerimônia. 3 a 5 minutos de leitura dos votos é bastante tempo, e não torna o momento cansativo nem entediante para os convidados. Ao contrário, deixa aquela sensação de contemplação e admiração em todos.

  9. Se você usa óculos e no dia não estará usando, peça ao Celebrante que imprima seus votos com uma fonte que favoreça, para não dificultar a leitura.

  10. Vocês estão casando, mas nunca houve um pedido de casamento formal? Já pensou em fazer isso no momento dos votos? Fica incrível.

Foto Sebastian Germino

Foto Rafael Porto

Bem, essas são as nossas dicas para facilitar a vida dos noivos na hora de construírem seus votos. Espero ter ajudado. Se quiserem conversar sobre isso, fique a vontade para me mandar dúvidas e sugestões. Vou adorar responder a todos.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Ela é apaixonada por casamentos. Adora compartilhar as histórias de amor que conta e encanta. Sua formação em direito e os muitos anos de exercício do magistério superior consolidaram sua forma de se expressar, e como ela costuma dizer, seu maior legado é a Palavra. Escrever e falar sobre o amor é sua vocação, com muita emoção, sempre!