Informações importantes sobre as atrações da festa de casamento (parte 2)

Por  |  0 Comentários


Sabe qual o ponto de partida para organizar uma boa festa? Músicas certas na hora certa! Por isso tornamos a falar das principais dúvidas e questões sobre as atrações da festa de casamento. Veja!

Recentemente abordamos um tema muito importante no momento, as atrações para a sua festa de casamento. Falamos sobre as diversas opções, estruturas, necessidades e dicas para a sua contratação. Eu recebi muitas mensagens pedindo para abordar o tema novamente e ser mais específico sobre os pontos positivos e negativos de contratar uma atração. Antes de qualquer coisa, vale relembrar que o mais importante é entender que a contratação de uma atração não tem qualquer relação com o sucesso da sua festa. Para uma festa ser muito animada de verdade, os noivos precisam estar na pista de dança com os amigos, se divertindo! Dito isso, então vamos lá!

Atração para festa de casamento - Foto Fabio Ferreira Fotografia

Eu já fiz inúmeros eventos com bandas de cover, escolas de samba, blocos de Carnaval, grupos de percussão, saxofonistas, DJs convidados, duplas e trios de música eletrônica, robôs de led, MCs de funk, artistas desconhecidos, artistas conhecidos e grandes estrelas da música brasileira. Atualmente, até a entrada dos shots na pista de dança, servidos pela equipe de bar, virou uma atração com sirene e música especial.

Muitos noivos adoram subir e dividir o palco com a atração escolhida! Vira um momento mágico da festa! Recentemente participei de uma festa de casamento que a noiva ganhou de presente um show surpresa da Ivete Sangalo! Uau!!! Uma das maiores estrelas da nossa música! A noiva chorou de emoção e passou o show dançando no palco com a Ivete. Como poderia ser diferente? Casamento com show de funk é sinônimo de madrinhas dançando até o chão no palco! Um saxofonista tocando na pista, junto dos noivos, também bomba qualquer pista de dança! O show certo, para o público certo, com o tempo de duração controlado, costuma ser muito importante para o sucesso do evento.

Atração para festa de casamento - Foto Fabio Ferreira Fotografia

Mas também já participei de eventos que as atrações não funcionaram. Ou porque o show foi longo demais, ou porque os convidados não curtiram, ou porque não era o momento certo do show acontecer. A imaginação não tem limites, mas é preciso organizar tudo isso muito bem porque, caso contrário, existe chance de virar uma grande bagunça. Há alguns meses aconteceu uma festa com tantas atrações que ganhou o apelido de Rock in Rio!

Um ponto muito negativo é que toda atração entende que a festa dura apenas o seu tempo de show. Ou seja, apresentam seu repertório para o DJ, sobem no palco e detonam todas as melhores músicas do momento em apenas 1 hora! Eu adoraria que o DJ da festa também tivesse a chance de apresentar seu repertório para uma banda de cover, por exemplo. Infelizmente, a grande maioria dos DJs nunca teve tal oportunidade. E isso é o ponto de partida para organizar uma boa festa: músicas certas na hora certa! Enquanto uma banda de cover toca durante 1 hora, o DJ tem que bombar a pista por 4 ou 5 horas, no mínimo. O ideal é quando o cerimonial ou o produtor do evento faz uma reunião com um representante de cada equipe, para falar de repertório, passagem de som, horários e depois traçar o cronograma da festa.

Existem alguns pontos importantíssimos que fazem o DJ sofrer. Sempre que uma banda sobe no palco, os músicos começam a tocar em cima da música que está tocando. Não entendo… não existe passagem de som? O que acontece se o DJ começa a soltar bases ou fazer scratch no meio do show? Outro ponto muito importante quando o evento tem muitas atrações é o andamento, o timing da festa. É preciso tomar muito cuidado para a festa não ficar meio quebrada e a pista ficar fria. Já vi bandas consagradas cantando música inédita ou música lenta no meio do show. Resultado, os convidados param de dançar.

Deixei para o final um assunto muito polêmico mas que merece todo destaque: o som da festa! Estou me referindo ao equipamento de som. Muitas vezes o DJ é obrigado a usar o som do show, que costuma ter uma estrutura maior. Mas, na maioria das vezes esse som tem uma qualidade e uma apresentação muito inferior ao que o DJ costuma usar em suas festas. Por que isso acontece? São vários os motivos, mas o principal é a concepção de música ao vivo e música mecânica. O som ao vivo precisa de compressores, efeitos, cuidado com certas frequências, as caixas costumam ser posicionadas de frente para os convidados e não para a pista de dança, etc. O som do DJ é bem mais simples e só precisa de potência, boa definição e graves para fazer a pista de dança bombar. Sem grave, o som fica frio e não faz a pista bombar.

Hoje em dia a festa de casamento acontece de verdade em volta da pista de dança. Uma linda decoração é importante, mas além de caríssima não faz uma festa ser muito animada. Importante de verdade é bebida gelada, noivos na pista e som na caixa!

Atração para festa de casamento - Foto Fabio Ferreira Fotografia

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

DJ expert há 30 anos e pai de quatro filhos, ele dividiu sua experiência no livro Histórias Inesquecíveis de Casamentos, onde conta casos inacreditáveis e prova todo seu profissionalismo. Respira música e mistura seu feeling com arte, já que é formado em Design e pós-graduado em Marketing. Suas maiores paixões? Filhos e música. Adora scuba diving!