Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Raiza Martinez: a fada madrinha dos noivos de Goiânia

Por  |  0 Comentários


O talento para a organização de eventos passou de geração em geração. Graças a isso, hoje, Raiza Martinez comanda a ao lado da mãe e pode ser considera uma das cerimonialistas mais requisitas do mercado de festas da capital de Goiás. Confira entrevista exclusiva!

Entender e realizar o sonho de (qualquer) casal, garantindo principalmente que o nome de Elza Martinez, sua mãe, será reconhecido como orgulho, inspiração e referência quando a pauta se fixar na produção de eventos. Esse poderia ser facilmente um dos propósitos de Raiza Martinez, que há quase dez anos conquistou um lugar cativo no comando da . Mas vamos muito mais além. Prova disso é a média de três a quatro eventos que realiza ao mês, onde a relação excede os limites do profissional para permitir que a cerimonialista se envolva de corpo e alma – dando inclusive seus famosos “pitacos” – em cada um deles, a fim de identificar as reais expectativas tanto das pessoas a sua frente, como de seus sonhos em forma de eventos. Conheça mais agora!

São quase dez anos trabalhando diretamente com assessoria e cerimonial. Conta para gente um pouco da trajetória e como surgiu a marca .

RM: Temos quase 18 anos no mercado de eventos sociais. Toda a história começou com minha mãe, quando no ano de 2000, decidiu abrir a empresa que até então levava o nome dela: Elza Martinez Assessoria e Cerimonial. Naquela época, mesmo que ainda muito jovem, minha mãe já queria me ensinar os valores de um trabalho, então comecei a fazer recepção para ela. Os anos se passaram, eu peguei gosto por fazer festa, até um dia me sentir confiante para realizar uma sozinha, sem a supervisão dela. E assim começou a minha história na , há cerca de nove anos, com meu primeiro evento como cerimonial. Minha mãe me apoiou muito e digo que sem a escola dela eu não teria chegado a lugar algum.

Como e qual foi o momento em que entrou no mercado de festas?

RM: Entrei no mercado há nove anos. No começo foi muito difícil, pela imagem ainda muito jovem, mas o maior respaldo que eu tinha era o da minha mãe. Até que aos poucos fui colocando minha personalidade no trabalho, me aperfeiçoado e deixando de ser a Raiza, filha da Elza Martinez, para me tornar a cerimonial Raiza Martinez.

Ao longo desse tempo, o que você captou de profissionais que foram seus mestres e/ou inspirações?

RM: Minha referência sempre foi minha mãe, foquei minha vida profissional para ser igual a ela. No percurso descobri que podia ser muito mais que isso, já que tinha algumas visões arrojadas e mais modernas do conceito de ser assessora.

Quais são as principais características de seu trabalho? E os serviços oferecidos, pode contar um pouco sobre?

RM: Meu trabalho é em prol da realização pessoal e familiar de duas pessoas: noivo e noiva, e me dedico a eles 100%. Costumo dizer que vou além de um contrato PJ, me envolvo e procuro deixar essa relação mais próxima e íntima possível, pois através dessa entrega é que consigo identificar as reais expectativas e necessidades do evento.

No trabalho, acompanho eles em todas as reuniões e palpito em tudo – acho que é aí que está o segredo da boa festa: as precisas opiniões e análises dos principais fornecedores, serviços e demais protocolos. Incluo também toda a equipe de seguranças, recepcionista e serviços extras, como rsvp, assessoria de atração e outros.

O que considera que é o seu diferencial no mercado?

RM: O diferencial do meu trabalho é entender que cada cliente tem seu sonho e que respeito a individualidade de todos. Não sou a profissional que quer realizar apenas grandes casamentos; quero aquele casal que tem essência, que entende o que significa um casamento, que ele não é apenas uma festa com hora limitada de duração. Dá prazer fazer eventos que tenham amor, porque ali você também entrega o que tem de melhor. Goiânia está cheia de profissionais que trabalham por uma festa boa, porém são poucos os que trabalham para um casal feliz.

Em sua opinião, qual a importância de ter uma assessoria/cerimonial/produção em um evento – em especial os matrimônios?

RM: O cerimonial é quase o terceiro ator ou atriz de todo o processo, tamanha a importância e responsabilidade dele. É sem dúvida quem vai à frente dos noivos orientando, supervisionando os profissionais contratados e regendo a grande orquestra de serviços a serem cumpridos no dia do casamento. Definitivamente sem ele nada acontece!

Raíza Martinez: produção da noiva - Foto Studio Onze

Como define a necessidade de cada casal de noivos que chegam até você?

RM: Costumo dizer que tenho casais dependentes e outros mais independentes. Não tenho um único perfil de clientes e, por isso, me moldo para cada necessidade. Há pessoas que já são acostumadas a frequentar ou fazer festas, e têm algumas referências de cada serviço necessário; outros chegam em mim por indicação ou até mesmo porque ouviram dizer que precisam de um “tal de cerimonial” na festa (risos). Nesse caso, costumo levar três horas de reunião para explicar cada processo. Enfim, sou para todos os tipos, mas em um todo sou escolhida por quem preza qualidade, entende o valor do meu trabalho e procura algo de bom gosto.

Qual o segredo para que tudo corra bem no grande dia, mesmo com os possíveis imprevistos e contratempos?

RM: Sempre ser transparente. Pelos anos de mercado, sabemos de inúmeros contratempos que podem acontecer em uma festa. Não contamos que eles possam aparecer, mas gosto de ser clara para meus clientes em todos os planos, de A a Z, o qual estamos sujeitos.

Mas sem dúvida um detalhe que é imprescindível é ter uma equipe de verdadeiros profissionais trabalhando em prol do bem maior: realizar um sonho e ser participante dele.

Qual a principal diferença entre organizar um casamento e organizar  demais eventos?

RM: Casamentos existem protocolos os quais são importantes e inevitáveis. Em outros eventos, a diferença são apenas níveis de formalidades e quantidade de protocolos. Fora isso, o trabalho é o mesmo.

O que faz de um casamento algo inesquecível?

RM: A realização pessoal é algo que não tem um valor mensurável. Chegar no final, aquela madrugada que você já está com sono, cansada e seu cliente vir te abraçar, se emocionar e agradecer por algo que não era mais do que a função do seu trabalho, nossa… Isso faz tudo valer a pena! O trabalho ganha um gosto maravilhoso. Você ver a noiva, a mãe e a sogra te mandarem mensagens no dia seguinte, sendo que poderiam estar fazendo tantas outras coisas… Nada, absolutamente nada paga essa sensação. Você se tornar inesquecível na vida de uma família por ter ajudado a realizar um sonho.

Raíza Martinez: dança dos noivos - Foto Reprodução Internet5 PERGUNTAS PARA RAIZA MARTINEZ

  • Qual sua média de casamentos por ano? 3 a 4 casamentos por mês, sendo que final de dezembro, janeiro e início de fevereiro são minhas férias
  • Quantas reuniões são feitas com os noivos em média? Em média 25 reuniões, do fechamento de contrato até reuniões com fornecedores
  • Com quanto tempo de antecedência é necessário entrar em contato para encontrar a data ideal? O ideal é de 12 a 14 meses de antecedência
  • Trabalha em mais de um evento por dia? Trabalho em um único evento por dia
  • Comparece em todos os eventos ou é representada por uma equipe? Todos os meus eventos têm minha presença. Vou embora apenas quando acaba

DE CERIMONIALISTA PARA OS NOIVOS: TRÊS DICAS DE OURO

  1. Seja sincero com você e com o seu orçamento. As grandes respostas estão com você;
  2. Se você não abre mão de algo, faça! Casamento é um dia único da vida, ele não volta para corrigir falhas
  3. Não pode? Não sofra. Entenda que seus convidados estão lá para testemunhar a união de vocês, e não para um evento social que vai parar a cidade

Acompanhe mais informações sobre a cerimonialista Raiza Martinez no nosso site!


CRÉDITOS

1. Michel Castro | 2 e 3. Divulgação | 4, 5, 7, 8, 9 e 10. Reprodução Internet | 6. Studio Onze

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!